Vamos listar mais um tira-dúvidas para você evitar saias-justas, e todas as etapas, passo a passo, desde a escolha da loja até a hora de agradecer os presentes. Divirta-se:
- Qual o tamanho ideal para uma lista de presentes (casamento)?
Não, não existe um padrão. Porém, vale uma dica, quanto maior o número de opções, maior serão opções de valores, portanto, melhor para os convidados.
- Em quantas lojas deixar uma lista de presentes?
- Pode colocar no convite um cartão de onde estão as listas de presentes?
Este assunto tem muitas controvérsias. O seu cerimonial orienta uma coisa, a mãe orienta a outra, os avós orientam outra, enfim, é um assunto delicado e com muitas opiniões. Mas, segundo especialistas de etiqueta, é feio fazer isso. Presente é considerado um gesto voluntário, portanto depende de cada convidado querer dar ou não. Além disso, muitas pessoas não gostam de dar presentes encomendados. Sendo imposta a lista no convite inibe de as pessoas derem aquilo que tem vontade, como por exemplo, objetos pessoais, de família, etc. Mas veja, não é uma regra. Converse bem com o seu Cerimonial e cheguem a um consenso juntos.
- Pode escolher a marca do presente?
Sim, não há problema algum.
- O que pode ir na lista e o que não pode?
Pode: tudo o que está à venda na loja.
Não pode:
- Se eu trocar algo repetido, devo avisar quem deu o presente?
O correto é dar uma explicação. Explique ao convidado que você recebeu peças repetida e também deixe bem explicado por qual objeto o presente dele foi trocado. Evite caras feias mais tarde.
- Qual a melhor forma de agradecer os presentes de casamento?
Recomendamos por cartão, pelo menos 2 meses depois do casamento. Você pode encontrar em livrarias estes cartões. Quando for escrever especifique o presente que recebeu, assine você e o noivo.
- Lua-de-mel de presente?
Sim, uma ótima opção
Nenhum comentário:
Postar um comentário